top of page
Tags

Caçadores da Galáxia: Entrevista

  • Equipe Party Games
  • 10 de mar. de 2015
  • 6 min de leitura

A Party Games foi atrás e conseguiu entrevistar o Pessoal da Histeria Games, foram bem solícitos e deixaram o recado, “Não vamos parar por aí :)”, conversamos sobre o Jogo do momento, Caçadores da Galáxia, suas expansões e pretensões futuras da Histeria Games capitaneada por Daniel Alves, Confiram!!!

imagemcapa.jpg

Quem é Daniel Alves, além de ser o criador do Masmorra de Dados e do Caçadores da Galáxia, o que mais ele fez e faz?

Histeria Games: Com uma queda por fantasia e personagens surreais, tanto da literatura e quadrinhos quanto do cinema, Daniel Alves, experiente designer gráfico, com atuação há mais de 14 anos, entra em uma aventura fantástica que é o entretenimento de pessoas em volta de uma mesa. Atualmente com dedicação exclusiva como game designer, procura as melhores formas de mostrar visualmente os elementos do jogo, e melhorar a qualidade visual do produto.

Celíaco, adora reunir os amigos para degustar petiscos sem gluten e promover boas jogatinas. Masmorra de Dados foi o primeiro projeto idealizado e apresentado ao mercado. Antes dele, já aventurou-se em outras tentativas de produção de jogos. Tem inúmeros projetos ainda por apresentar.

Caçadores da Galáxia está sendo uma grande felicidade para Daniel, que pensou meticulosamente cada detalhe do jogo. Inclusive nas artes, que têm sido comentadas muito positivamente.

​​

Os jogos modernos tem esta característica, levam o nome de seu desenvolvedor, criando um portfólio próprio, mas um jogo não costuma ser concebido sozinho, quem é a equipe que está por trás do desenvolvimento?

​​

Histeria Games: É verdade. Cada vez mais, vemos o peso da autoria dos jogos ao invés das produtoras em evidência. Daniel Alves conta com o apoio de Cristianne Alves, produtora executiva da Histeria Games, cujo foco direciona-se, principalmente, para a idealização do planejamento estratégico dos projetos, conceituação e alinhamento da comunicação e viabilização dos lançamentos. Dessa forma, unimos de forma muito leve a arte com os racionais.

Contamos também com grandes parceiros do meio do entretenimento, dando-nos críticas, apresentando sugestões, realizando testes via protótipos, etc. Com certeza, o apoio de cada integrante faz-se imprescindível para a robustez e completude dos projetos.

O desenvolvimento de um jogo pode levar anos, Quanto tempo levou para criar Caçadores da Galáxia (CdG)?

Histeria Games: Caçadores da Galáxia demorou pouco mais de 1 ano de desenvolvimento, até sua versão de comercialização.

Jogos com tabuleiros modulares já são bem conhecidos, geralmente se usa este artifício para aumentar a 'rejogabilidade' de um jogo mudando as posições das peças do tabuleiro aumenta a possibilidade de cada partida ser diferente, o CdG é todo modular, o que motivou vocês a escolherem esta abordagem?

Histeria Games: Caçadores da Galáxia apresenta-se como um jogo modular em tabuleiro proporcionando a ampliação da configuração inicial o jogo. Isso significa não somente aumentar a rejogabilidade, mas possibilita novas expansões e um jogo cada vez mais robusto e completo. As peças hexagonais nos permitem inúmeras configurações, sem que haja dificuldades no encaixe das peças.

Durante as campanhas, alguns jogos costumam mudar por não está completamente definido, o CdG está completo ou os financiadores podem ver mudanças até o final da campanha?

Histeria Games: Caçadores da Galáxia está sendo apresentado ao mercado de forma completa e finalizada. Tivemos muito cuidado com a construção da mecânica do jogo, seus racionais, objetivos, regras, imagens... Isso levou-nos tempo, muita dedicação e playtestes incansáveis. Tudo isso para ofertar algo potente aos jogadores.

É válido lembrar que recebemos muitos apoios ao longo de toda a construção do jogo, e ainda por agora, durante a campanha de financiamento. Nesse momento, temos recebido sugestões para agregar itens adicionais ao jogo, mas que não comprometem a sua essência.

A arte do jogo é um dos pontos forte, além de muito bonita é bem ambientada, quem é o artista conceitual?

Histeria Games: Contamos com o apoio de dois artistas conceituais, Xia Taptara e Cássio Yoshi Aki. Algumas vezes quando criamos uma aventura de RPG por exemplo, somos arremetidos à ideia da aventura a partir de uma figura ou um conjunto de desenhos, como foi com o CdG, quem surgiu primeiro o jogo ou a arte?

Histeria Games: Primeiro surgiu-nos uma vontade muito grande em jogar algo ambientado na galáxia, tendo como foco batalhas entre robôs gigantes. Esta ânsia fez-nos ver que os jogos que encontramos, ainda não satisfaziam o desejo. Assim, iniciou-se a criação de Caçadores. Imediatamente à vontade, veio a premissa básica: arte visual de alta qualidade, com desenhos impactantes e exclusivos, deveriam ser requisitos para o Jogo. Ao longo do desenvolvimento, jogo e arte andavam juntos.

Existe a possibilidade do financiamento chegar a um patamar bem alto de arrecadação, dado o tempo de campanha que são 2 meses e pelo jogo ter sido muito bem recebido, em pouco tempo já tinha batido a meta, o jogo já possui muitos 'Goals' batidos, é possível que os Robôs enormes se tornarem Miniaturas em resina como um 'Goal' futuro?

Histeria Games: Toda sugestão é super bem-vinda! No desenvolvimento do jogo, cogitamos a possibilidade de produzir miniaturas para os robôs. Verificamos vários fornecedores e deparamos com uma carência e defasagem no Brasil de empresas com esse tipo de material, com qualidade e preços acessíveis. Dessa forma, preferimos não seguir com a hipótese de produção. Ainda assim, estamos investindo pesado na alta qualidade gráfica dos itens de Caçadores.

Podemos esperar expansões para o Caçadores da Galáxia? e para o Masmorra de Dados?

Histeria Games: Caçadores hoje contempla 01 Edição Normal, 01 Edição de Colecionador e 02 expansões 'Fronteiras' e 'Colonizadores'.

Estamos pensando sobre como seguir com o MdD.

Financiamento coletivo é a melhor porta de entrada não só para desenvolvedores iniciantes, também abre grandes possibilidades para quem já está estabelecido no mercado como podemos ver o caso do Zombicide da Guillotine Games, como será o futuro dos jogos da Histeria games no que diz respeito a financiamento coletivo?

Histeria Games: Apoiamos a proposta e temos visto que crowdfunding está em crescimento em diversos países, inclusive no Brasil. Somos sim muito gratos por podermos lançar nosso projeto e ter inúmeras portas abertas a nos apoiar.

A propósito, somos apoiadores de inúmeros projetos abertos em financiamento coletivo. Futuros projetos da Histeria Games são potenciais para novos lançamentos em plataformas de captação de recursos, assim como MdD e CdG.

Os jogos de maior arrecadação em financiamento coletivos são jogos com miniaturas e Ameritrash, O que motivou tornar o CdG um Eurogame?

Histeria Games: Acreditamos que a aceitação do mercado do entretenimento tem sido bastante relevante e positiva em diversas modalidades de boardgames. O MdD possui características típicas de Ameritrash, utilizando rolagem de dados e o fator sorte para a tomada de decisöes. Já CdG apresenta-se com uma mecânica de gerenciamento de recursos, elementos gráficos rebuscados, baixa dependência de sorte e ênfase em planejamento estratégico e execução. Vamos às apostas! Abrimos a temporada de Caça.

E por que usar meios Determinísticos e não optar por Probabilísticos pro jogo?

Histeria Games: Para tornar o jogo mais estratégico e único, a cada partida. Dando assim, autonomia aos jogadores quanto às escolhas e tomadas de decisão.

O Mercado de Jogos de Tabuleiro tem crescido nestes últimos anos, este ano a Galápagos Jogos já trouxe uma enxurrada de jogos de fora, Como a Histeria Games enxerga o mercado Brasileiro de jogos de tabuleiro e como vai se por no mercado, empresa que apenas desenvolve ou vai trazer jogos de fora também?

Histeria Games: Até o momento, o pesamento é realmente desenvolver e lançar os jogos.

Tem pipocado Brasil a fora um bocado de gente criando seus próprios jogos, alguns acabam fracassando, qual o segredo para criar um jogo de qualidade e obter sucesso no financiamento coletivo?

Histeria Games: Não acreditamos em fórmulas prontas. Inevitavelmente para o êxito de um projeto, precisa-se dedicação, empenho, pensamento 'fora da caixa' e um bom trabalho de comunicação e estreitamento de vículos com o mercado.

Assim que terminar Caçadores da Galáxia, já existe algum projeto na gaveta para um futuro próximo?

Histeria Games: Não vamos parar por aí:)

Temos muitas novidades para apresentar ao mercado. Queremos levar diversão à casa dos jogadores. Esse é um dos nossos principais pilares.

Muito obrigado pela Entrevista, deseja deixar algum recado pra galera?

Histeria Games: Claro! Gostaríamos de registrar o nosso sincero agradecimento a todos aqueles que, de alguma forma, nos apoiaram ou que vem nos apoiando nos projetos da Histeria Games. Recebemos muitas críticas, compartilhamentos, sugestões e elogios do público. Somos muito gratos por cada um deles.

Nosso pensamento é, cada vez mais, aprimorar o que fazemos de melhor, levando muita diversão às casas dos inseridos, por meio dos nossos jogos. Diversão, esse é um dos nossos principais pilares.

Por fim, apoiem, indiquem. Vamos juntos fazer de Caçadores da Galáxia mais um sucesso nacional.

Temos muitas metas de apoio por destravar. São novidades incríveis que tornarão o jogo ainda mais robusto e extasiante! Confiram em Caçadores da Galáxia.

Muito obrigado!


 
 
 

Comments


© 2015 por Party Games. Criado com Wix.com

bottom of page